GM Volt Forum banner

Tensão de carregamento solar com substituição de bateria LiFePO4 12V de 4 kWh

6.4K views 40 replies 14 participants last post by  vevenaneathna  
#1 · (Edited)
Olá, comunidade do fórum Volt.
Só queria compartilhar que acredito ter conseguido adicionar uma autonomia significativa ao meu Volt 2013, construindo uma bateria LiFePO4 de 280Ah e colocando-a no lugar da minha bateria AGM de 13 anos. Havia pelo menos um post anterior que fez o mesmo, mas teve problemas com seu Volt não mantendo a carga, então a solução óbvia para mim foi adicionar 200w de painel solar flexível ao teto, conectado diretamente ao sistema de baixa voltagem através de um controlador de carga mppt.
Atualmente, estou vendo cerca de 50 milhas de alcance na rodovia (65 mph) por carga, o que eu sinto que é muito bom para o meu carro com 130 mil milhas. Notei que leva uma ou duas horas a mais para carregar em 120v no trabalho. Ainda é um trabalho em andamento. Engraçado, o projeto acabou custando quase o mesmo que uma bateria AGM nova, que eu imaginei que teria que substituir em breve de qualquer maneira.

Nessas postagens anteriores do fórum, fiquei perplexo com a rapidez com que muitas pessoas apontaram todos os problemas em fazer tal modificação. Enquanto isso, houve poucas ou nenhuma sugestão sobre métodos para melhorar os possíveis problemas. Já se passaram cerca de 2 meses e ainda não encontrei nenhum problema.

Aqui está minha lista de problemas que identifiquei e as soluções que encontrei
1. O Volt não carrega adequadamente uma bateria LFP de 12v porque, em uma configuração 4S, o estado de carga utilizável raramente é fornecido pelo conversor dc-dc, pois é 1-2 volts maior que o AGM.
Solução: Adicione uma solução de carregamento solar com um controlador de carga mppt adequado com parâmetros de carga personalizáveis. Usei um controlador de carga mppt EA Sunpower de 28 $. Esta é basicamente a versão internacional mais nova e barata do modelo EPever tracer com um perfil "user2" personalizável

2. As baterias Lifepo4/LFP não podem fornecer "amperes de partida a frio" suficientes para ligar de forma confiável um motor a gasolina
Solução: isso, ironicamente, não importa porque o Volt é um dos poucos carros que usa uma bateria de alta voltagem para dar partida no motor ICE. Não há partida de 12v no Volt.

3. As baterias LFP são limitadas em sua taxa máxima de descarga por um BMS interno que deve ser dimensionado corretamente para alimentar a maior carga de baixa voltagem possível e entrará no modo de proteção se muita corrente for consumida.
Solução: não use um BMS. Isso realmente corrige muitos problemas. Decidi gastar muito tempo extra balanceando a bateria antes de instalá-la e também incluí um pequeno balanceador ativo indutivo de 1,5A. Ainda sinto que devo verificar rotineiramente o equilíbrio das células nos próximos meses, mas como também usei configurações rígidas de corte de tensão superior no controlador de carga solar, não estou muito preocupado. O balanceador ativo tem muito mais capacidade de balanceamento do que a maioria dos BMS e é barato (3 $ contra ~ 300 $ para um BMS de nível médio utilizável)

4. As baterias LFP são extremamente duráveis, no entanto, podem sofrer pequenos, mas cumulativos danos se carregadas em clima frio abaixo de zero.
Solução: Ao superdimensionar a bateria e fornecer uma solução de carregamento solar, senti-me confiante de que incluir uma almofada de aquecimento de silicone de 15w (3 $) e um circuito de relé de termostato de 12v (1 $) em linha com a bateria LFP seria suficiente para evitar o carregamento de uma bateria LFP congelante. Este circuito lateral também inclui um fusível PTC, caso meu circuito de relé barato fique um pouco pegajoso com o tempo.

5. Não há realmente um bom lugar para adicionar uma bateria LFP no chevy volt.
Solução: como a bateria agm de 12v está dentro do veículo, na verdade é um lugar muito bom para ela. Removendo a antiga bateria AGM e usando um martelo e um punção para dobrar as 2 abas no lado direito da bandeja da bateria, minha bateria 4s 280AH deslizou magicamente para o lugar. Adicionei um pouco de fita PTFE revestida com teflon na parte inferior, apenas no caso de atrito, e também há uma quantidade abundante de fita de folha de cobre para atuar como dissipadores de calor para o aquecedor de 15w. O resto é enrolado em fita de fibra de vidro para apaziguar um pouco os deuses da compressão LFP.

6. Os painéis solares nos telhados podem ser extremamente perigosos e potencialmente fatais para outros motoristas, caso se soltem durante a viagem.
Solução: depois de adicionar um pouco de fita de folha de alumínio para atuar como espalhadores de calor na parte inferior dos meus 2 painéis solares flexíveis de 100w, adicionei adesivo de construção de poliuretano e comprimi os painéis solares o melhor possível no teto. Então voltei e adicionei a vedação de janela de poliuretano 3M às lacunas um tanto não conformes (devido à curva composta do teto dos volts, os painéis só dobram em uma direção). Depois disso, adicionei fita de telhado de RV de butil (marca eternabond, mas a fita de butil genérica da China custa ~ 1/10 do preço) ao parâmetro. A antena do telhado foi removida e os cabos foram roteados em paralelo sob o revestimento do telhado e para baixo do pilar C do lado do motorista para o compartimento da bateria, fora da vista. Usei uma cobertura de cabo de barco e a rebittei no teto e, em seguida, adicionei um monte de silicone 704 à abertura.

aqui estão algumas fotos
Image

Image
Image

Image
Image

Image
Image

Image
Image

Image

Postarei edições aqui se meu carro pegar fogo ou se surgirem novos problemas.

#2 ·
Alguns pontos potenciais de esclarecimento
Encontrei muitas informações úteis do mundo do áudio automotivo. Provavelmente o último lugar que eu esperava. Esses caras têm aquela compreensão um tanto perigosa e pretensiosa de tudo, onde eles simplesmente experimentam cegamente e obtêm resultados originais impressionantes.

O Volt gen1, no mínimo, puxará cerca de 1-2kw do lado de baixa tensão por alguns minutos na inicialização. Isso mais tarde se estabiliza em cerca de 500w para executar as luzes, som, etc. A bateria AGM original tem cerca de 0,7kwh de capacidade total da bateria, presumo que cerca de 0,25kwh seja utilizável para o carro. Isso significa que com qualquer quantidade de direção, há uma boa quantidade de elétrons que precisam sair da bateria de alta tensão, viajar pelo conversor dc-dc com ~90% de eficiência e basicamente agir como uma perda parasitária de alcance.
É por isso que expandir o lado de baixa tensão das coisas, especialmente em uma voltagem um pouco maior para enganar o volt a não carregar a bateria de 12v, adiciona qualquer alcance ao carro. Também há uma economia de peso de cerca de 15 lb, mesmo com esta gigantesca bateria de baixa tensão.
Espero que o aumento do alcance seja mais perceptível quando estiver frio, porque os sistemas de aquecimento do volt (aquecimento resistivo da cabine e assentos aquecidos) são alimentados principalmente pelo sistema de baixa tensão.
A bateria de baixa tensão não carrega o sistema de alta tensão e, para ser honesto, é exatamente assim que eu quero.
Eu pareço ter uma bateria de alta tensão funcionando bem e não quero mexer com nada disso.

Em uma viagem de 1 hora, descobri que cerca de 1-2kwh acabam ficando na minha bateria de alta tensão e, portanto, contribuem para a economia de alcance. O ar condicionado no volt é alimentado diretamente pela bateria de alta tensão e, portanto, não utiliza a bateria de baixa tensão maior. Estimo que levaria de 4 a 6 horas de condução para descarregar a bateria de baixa tensão maior.
Por enquanto, ainda estou dirigindo com um jump pack de 12v no meu painel, mas não precisei usá-lo.

• Like
Reactions: dvb
#18 ·
...
Espero que o aumento da autonomia seja mais perceptível quando ficar frio, porque os sistemas de aquecimento do Volt (aquecimento resistivo da cabine e bancos aquecidos) são alimentados principalmente pelo sistema de baixa tensão.
A bateria de baixa tensão não carrega o sistema de alta tensão e, para ser honesto, é exatamente assim que eu quero. Parece que tenho uma bateria de alta tensão funcionando bem e não quero mexer com isso.
...
Em relação ao "aquecimento resistivo da cabine", ele consome cerca de 9 kW quando ligado no meu Volt 2017. Posso observar o medidor de energia no painel. Se o aquecedor da cabine fosse "alimentado pelo sistema de baixa tensão", ele consumiria 9000/12= 750 Amperes, certo?
A bateria AGM é protegida por um fusível de 200 Amperes, então ela não pode fornecer 750 A. Mesmo que pudesse, pense na bitola do fio necessária!
Portanto, estou disposto a apostar que o aquecedor da cabine é alimentado pela bateria de alta tensão.

#4 ·
Algumas observações da plateia.

Os painéis solares devem ser muito bons para manter os 12V carregados se estacionados ao sol por um longo período de tempo, o que seria bom para estacionamento em aeroportos em viagens longas.
Não espere obter muita autonomia extra com esta modificação (exceto pela energia diurna fornecida pelo sol, que não exige que a bateria de tração forneça energia), pois o inversor de 12V é unidirecional e não carregará a bateria de tração. Essa energia extra seria insignificante em comparação com a energia necessária para girar as rodas.
Essas células de lítio gostam de ser comprimidas para minimizar o inchaço. Pode não ser tão importante nesta aplicação, pois não exigirá altas correntes das células de lítio.
Você pode instalar um sistema de subwoofer matador ou um amplificador de rádio amador e ter uma boa fonte de 12V de baixa impedância para alimentá-lo.

#5 ·
Um par de observações da galeria de amendoins.

Os painéis solares devem ser muito bons em manter os 12V carregados se estacionados ao sol por um longo período de tempo, o que seria bom para estacionamento de aeroporto em viagens longas.
Não espere obter muita autonomia estendida com este mod (exceto pela energia diurna fornecida pelo sol, que não exige que a bateria de tração tenha que fornecer) pois o inversor de 12v é unidirecional e não carregará a bateria de tração. Essa energia extra seria uma ninharia em comparação com a energia necessária para girar as rodas.
Essas células de lítio gostam de ser comprimidas para minimizar o inchaço. Pode não ser tão importante nesta aplicação, pois não exigirá altas correntes das células de lítio.
Você pode instalar um sistema de subwoofer matador ou um amplificador de rádio amador e ter uma boa fonte de 12v de baixa impedância para alimentá-lo.
seria interessante ver quanta autonomia um volt perde em média a cada dia apenas lutando contra a autodescarga de uma bateria agm antiga.
eu imagino que em um apocalipse zumbi ou talvez em uma viagem de acampamento, eu poderia conectar um inversor e drenar os ~4kwh da bateria de 12v.
é estranho ver a página de detalhamento de kw no painel sempre indo para zero quando em marcha lenta, em vez de 0,5kw.
Eu não notei nenhum inchaço ainda, mas acho que a fita de fibra de vidro pelo menos aplicará alguma força à bateria quando isso acontecer. Eu fui para as barras de barramento de cobre flexíveis trançadas com melhor aparência por esta razão.
até agora, o controlador de carga solar está mostrando que eu quase carreguei a bateria de 280ah uma vez apenas com o sol, apenas estando fora em deslocamentos de trabalho nas últimas 2 semanas. aqueles 4kwh tiveram que vir de algum lugar diferente da bateria de tração.

não gosto muito dos painéis solares parados quando chego em casa, então estou construindo uma conexão de microinversor de 150w conectada à rede a uma tomada de energia/macho onde um cabo de extensão normal pode basicamente alimentar a casa da minha entrada a partir da saída de "carga" do controlador de carga. Acredito que posso configurá-lo para apenas "carregar a casa" quando minha bateria de baixa tensão estiver cheia. Tenho certeza de que ninguém neste fórum tem alguma opinião negativa sobre isso. ok, sem sarcasmo, ninguém deveria fazer isso porque você provavelmente matará um eletricista. este é apenas um pequeno experimento libertário para ver se consigo aproximar meu uso de energia doméstica básica de zero sem receber uma carta pelo correio. ninguém nunca iniciou um incêndio em casa alimentando 150w em uma tomada de 120v. Verifiquei as fases em minha casa e não acredito que seja possível para mim ir para o negativo. na alemanha, eles permitem agora 600-900w de alimentação solar de varanda frouxamente regulada devido à crise energética nos últimos 2 anos. Não posso estar muito pior do que essas pessoas. Eu entendo como os disjuntores funcionam também.

o microinversor custou 32$ e deve se pagar em cerca de 6 meses.

#6 · (Edited)
Projeto interessante, ótima apresentação e fotos. Curioso para saber que tipo de vida útil você obtém desses painéis flexíveis. Todos que eu já experimentei desenvolveram pontos quentes em menos de um mês e tiveram que ser devolvidos.

Eu quase segui o mesmo caminho, mas decidi usar o bom e velho AGM. Eu montei uma segunda bateria atrás de um isolador e instalei / removi a segunda bateria conforme a necessidade.

O problema com LFP sendo a bateria principal de 12V para o meu volt aqui é o resfriamento do LFP e não ter tempo de aquecimento suficiente para voltar a um estado carregável com minhas viagens curtas. Chegamos a -20C aqui às vezes, -15C não é incomum. O carro parado do lado de fora definitivamente colocará a bateria em temperaturas de não carregar, nem mesmo em carga lenta. Isso é outra coisa que um BMS de boa qualidade pode fazer, é bloquear o carregamento (e alguns podem acionar o aquecedor sob demanda para você) até que a bateria atinja a temperatura. Eu não vi se você disse onde você está localizado. Se for um clima temperado a quente, você provavelmente ficará bem com seu aquecedor de 15w, e a matemática diz que essa bateria pode executar o aquecedor em tempo integral por uma semana, talvez mais. Novamente, provavelmente bom para o seu caso de uso, mas foi um problema para o meu.

Se o seu micro for realmente um modelo apenas conectado à rede e não um modelo de formação de rede, então ele deve ser seguro para eletricistas. Pode não estar de acordo com o código, kosher com sua concessionária, etc. Qual é a classificação de produção VA do micro? Seu medidor tem registros para a quantidade de alimentação de volta? Nossa cooperativa cobra de você os valores dos registros de importação e exportação até que você tenha um acordo de medição líquida válido, que é uma maneira inteligente de desencorajar McGuyverings não aprovados ...

#8 ·
Projeto interessante, ótima redação e fotos. Curioso para saber que tipo de vida você tira desses painéis flexíveis. Todos que eu já experimentei desenvolveram pontos quentes em menos de um mês e tiveram que ser devolvidos.

Eu quase segui o mesmo caminho, mas decidi ir com o velho e confiável AGM. Eu montei uma segunda bateria atrás de um isolador e instalei/removi a segunda bateria conforme a necessidade.

O fator limitante no LFP sendo a bateria principal de 12V para o meu volt aqui é o resfriamento do LFP e não ter tempo de aquecimento suficiente para voltar a um estado carregável com minhas viagens curtas. Chegamos a -20C aqui às vezes, -15C não é incomum. O carro parado do lado de fora definitivamente colocará a bateria em não carregar, mesmo não carregar em gotejamento temperaturas. Essa é a outra coisa que um BMS de boa qualidade pode fazer, é bloquear o carregamento (e alguns podem acionar o aquecedor sob demanda para você) até que a bateria atinja a temperatura. Eu não vi se você disse onde você está localizado. Se for um clima temperado a quente, você provavelmente ficará bem com seu aquecedor de 15w, e a matemática diz que a bateria pode operar o aquecedor em tempo integral por uma semana, talvez mais. Novamente, provavelmente bom para o seu caso de uso, mas foi um fator limitante para o meu.

Se o seu micro for realmente um modelo apenas conectado à rede e não um modelo que forma uma rede, então ele deve ser seguro para eletricistas. Pode não estar de acordo com o código, kosher com sua concessionária, etc., no entanto. Qual é a classificação de produção VA do micro? Seu medidor de utilidade possui registros para a quantidade de alimentação reversa? Nossa cooperativa cobra de você os valores dos registros de importação e exportação até que você tenha um acordo de medição líquida válido em vigor, que é uma maneira inteligente de desencorajar o McGuyvering não aprovado...
Sim, eu li várias reclamações sobre a durabilidade dos painéis solares "flexíveis".
Eu acredito que o problema número um é que a maioria das pessoas tem ideias erradas sobre como você precisa manuseá-los com cuidado. Eu olhei para o meu por um tempo depois de instalar e não consegui ver nenhum ponto quente com minha câmera térmica. Não é realmente conclusivo, é realmente difícil olhar para painéis solares com uma câmera IR por algum motivo. Eu acho que o segundo grande erro que as pessoas cometem com eles é aplicá-los a um telhado de RV revestido de borracha bem isolado e pouco condutor. Eu acho que isso faz com que o calor se acumule em pontos e acelera quaisquer imperfeições/danos em seus fios de ligação. Há também um problema com os painéis solares ficando mais quentes porque eles não estão enviando a energia para algum lugar. Eu adicionei cerca de um rolo de cada uma das fitas de folha de alumínio "duto"/hvac/mais espessas na parte de trás dos meus painéis antes de colá-los. Eu acho que apenas ser colado a um telhado de metal é provavelmente um dissipador de calor suficiente, mas eu sabia que ia usar muita cola em alguns dos cantos. Eu decidi no início que qualquer aumento no arrasto provavelmente tornaria toda a coisa solar não viável, então esta é a solução que eu encontrei. Eu acho que o coeficiente de arrasto do meu carro pode ser um pouco melhor sem a antena. Depende se você acredita em vórtices e camadas limites.
Image

Eu pensei em isoladores e grandes relés de 200a. Faz mais sentido para uma bateria de "lazer". Eu acho que AGM e LFP realmente funcionam bem juntos, mas eu me preocupo com grandes picos de corrente quando eu teria que reconectá-los. Além disso, a solução de 1 bateria é a melhor para peso, economia de custos e vida útil de provavelmente mais de 20 anos.
Eu moro no estado de WA, não na parte boa. Fica frio aqui, mas não por muito tempo. Talvez uma ou duas semanas abaixo de 0F. A questão é que eu sempre comecei religiosamente meus carros ICE todos os dias por cerca de 10-15 minutos para garantir que minhas baterias expiradas não congelem nos dias em que fica tão frio... Eu ainda faria o mesmo com o AGM no volt por hábito. Não é tanto um problema colocar uma fonte de alimentação na bateria lifepo4 se ela começar a cair na voltagem. Não leva muita energia para manter algo logo acima do congelamento quando está apenas alguns abaixo do congelamento, talvez um ciclo de trabalho de 10%. Solar deve ser suficiente no inverno para isso. Volt é meu único carro no momento, então ele não fica parado.

Eu acredito que por causa do modo de economia de bateria "inteligente" do volt, ele ocasionalmente tentará enviar 200A a 15v para a bateria de chumbo-ácido para tentar dessulfatá-la. Essas informações exigem alguma pesquisa nas ervas daninhas e, eventualmente, você acaba em um site francês que explica tudo.
Se o carro vai enviar aleatoriamente 200A para a bateria, qual o tamanho do BMS que isso significaria? Talvez 300 ampères? Isso significa que estamos falando de pelo menos um BMS de 50 a 100$. Provavelmente o triplo, pois você não quer economizar em um BMS, pois eles são a causa da maioria dos incêndios de lítio. Facilmente dobra o preço da bateria, e tudo o que ele faz é adicionar algum circuito grande que drena energia o dia todo, queima em resistores aleatoriamente devido a flutuações de temperatura e, em seguida, decide aleatoriamente desligar e danificar seu carro. Como uma solução de 1 bateria, um BMS que pode me deixar encalhado aleatoriamente não é um começo. É por isso que eles não fazem baterias de chumbo-ácido com BMS. Eu preferiria não perder um dia de trabalho e destruir minha bateria (improvável). do que ter um carro morto pela manhã.
Há alguma controvérsia sobre balanceadores ativos, quase todo mundo parece pensar que eles devem ir em paralelo com um BMS, mas isso geralmente leva o BMS e o balanceador ativo a lutar entre si e piorar as coisas. As pessoas de áudio de carro têm usado balanceadores ativos sem BMS por um tempo sem problemas perceptíveis.

Os microinversores, eu acredito, são versões europeias de 240v que foram adaptadas para nós 120v de alguma forma. Novamente, estamos falando de 150w, então isso é como 1,1 ampères de saída de 14v 8a de entrada. Não tenho certeza de qual é a classificação de produção VA se isso não responder à pergunta. Relação de potência?
Sem medição líquida. Medidores inteligentes. Eles pegam a magnitude da corrente (valor absoluto) e cobram por isso, então qualquer exportação você paga. Em minha pesquisa, eles arredondam para os 15-60 minutos mais próximos, então não espero exportar. Sim, conectado à rede, não aprovado pela FDA, lol. Eu notei que quase todas as minhas cargas sempre ativas estão na mesma fase das tomadas na minha garagem. Eu desconectei o transformador da campainha e atualizei meu roteador e modem para versões usbc que usam cerca de 4 watts em vez dos 40-50w regulares. Mas temos 3 geladeiras nessa fase, todas as luzes, não vai ser negativo, vou ter certeza. 150w é como um carregador de laptop hoje em dia
Image
Image

fotos obrigatórias do painel

#9 ·
Então, a autonomia estendida se deve à bateria HV não ter que recarregar a bateria de baixa voltagem porque seus gastos de inicialização do veículo foram cobertos por sua maior capacidade que foi carregada por energia solar?

PS: Eu não fazia ideia de que o modo "economizador de bateria" ocasional de 15V 200A existia. Queria saber o quão bem ele funciona.

#10 · (Edited)
Então, a autonomia estendida é devido à bateria HV não ter que recarregar a bateria de baixa voltagem porque seus gastos de inicialização do veículo foram cobertos por sua maior capacidade que foi carregada por energia solar?

PS: Eu não fazia ideia de que o modo "economizador de bateria" ocasional de 15V 200A existia. Queria saber como funciona.
Bem... Eu acabei de tirar uma bateria agm de 13 anos do meu carro que parece ter funcionado bem ainda... A localização no porta-malas, eu acho, ajuda muito. O sistema de 12v é realmente super complexo, a GM aprendeu com os erros dos outros como o Leaf e o Fisker Karma

sim, a autonomia estendida é de mudar os ~1-2kwh de perda parasitária de 12v que você tem de uma hora de viagem para a bateria de 12v e também evitar a perda de ~10% que você tem de usar o conversor dc-dc (bateria de tração ~400v dc reduzida para ~12v dc para carregar a bateria) + se livrar da autodescarga relativamente alta das baterias de chumbo-ácido e ter um sistema de bateria de 12v com um ESR (resistência série equivalente?) mais baixo. Ainda não consegui testar, mas estou supondo que cerca de 3kwh de autonomia serão economizados/dirigidos no inverno, já que os assentos aquecidos também são de 12v.

Percebi que isso existia quando atualizei os faróis de halogênio gen1 com algumas lâmpadas de LED de mudança de cor de 4$ (gelo frio, amarelo/luz de neblina, branco quente, então tudo é legal) e, subsequentemente, notei um aumento de alcance muito pequeno, mas mensurável. Os LEDs combinados âmbar/mais brilhantes de 4$ usam cerca de 50w no total para funcionar em vez dos halogênios que bombeiam cerca de 130w no total.
Eu ia fazer outro post sobre essa modificação, não posso dizer que vi em nenhum outro lugar para o volt especificamente, mas parecia um pouco demais como promover faróis chineses de 4$.

#11 ·
VA = classificação volt*ampère. Como watts, mas uma linguagem elétrica mais sofisticada, e tem alguma contabilidade para um fator de potência diferente de 1.

Eu vi o APM (o conversor DC-DC entre HVDC e 12V) funcionando a 13,5-14,5V em operação normal. O que você acha que é o ciclo de "dessulfatação" parece picos rápidos (< 2 segundos) na faixa de 15-16,5V. Essa é a minha dica de que é hora de fazer manutenção preventiva na minha AGM. Coloque uma nova AGM e ela está sólida 13-14V novamente.

#14 ·
Parece um grande "Kluge", como costumávamos chamar tal aparelho. A bateria de 12V fornece alcance ZERO, conforme declarado em uma mensagem anterior. Substituindo a bateria pelo tipo chumbo-ácido de 12V, como originalmente foi configurado para carregamento adequado e não precisando de painéis solares e bobagens de controlador de carga solar.

#16 · (Edited)
Parece um grande "Kluge", como costumávamos chamar tal aparelho. A bateria de 12V fornece ZERO de alcance, como afirmado em uma mensagem anterior. Substituir a bateria pelo tipo chumbo-ácido de 12V, como originalmente foi configurado para carregamento adequado e sem necessidade de painéis solares e bobagens de controlador de carga solar.
você está certo, a bateria de 12v fornece alcance zero. na verdade, ela consome cerca de 8-16 km de alcance por hora ao dirigir e uma pequena quantidade quando parada. ainda mais se você estiver usando o aquecimento/bancos aquecidos.
isso tudo foi explicado no 2º post do meu tópico. sua compreensão do sistema de 12v é mais ou menos onde eu estava há um ano, então eu entendo por que você está confuso

#17 · (Edited)
Este é talvez o sonho. Eu me pergunto, por que não instalar barras transversais no teto e, em seguida, parafusar painéis solares com estruturas de alumínio? Além disso, como você está carregando o volt? Parece que você tem energia solar indo para LFP caseiro na porta traseira, mas como isso está indo para o hvb?

Eu estava considerando comprar um ecoflow grande e carregá-lo através da tomada de 12v enquanto estacionado no nível 2, e então talvez usá-lo no volt para ajudar a carregar em certas noites quando eu poderia estar usando o ar condicionado do carro enquanto "estacionado".
não vai para a bateria de tração. Eu acho que posso viver mais tempo não mexendo com alta tensão DC. Muitas perdas tentando carregar a bateria de tração com um inversor apenas para depois recarregar a bateria de baixa tensão com uma perda novamente. Não há área utilizável suficiente no carro.
A ideia é compensar a drenagem parasitária de 12v no carro com a bateria "12v" de alta tensão e carregá-la a partir da energia solar em vez da bateria de tração.

Eu me preocuparia com a perda de alcance devido ao arrasto. Há apenas uma pessoa que conseguiu fazer isso, eles têm um canal no YouTube chamado real solar cars ou algo assim. Eles também fizeram algumas entrevistas em outro canal que aparece se você pesquisar solar Nissan leaf. O cara é um EE e inteligente o suficiente para descobrir como alimentar a bateria de alta tensão diretamente e substituir os contatores.

#20 ·
verifique o manual de serviço em estados da bateria

Leitura MUITO interessante

Por alguma razão estranha, meu pedido de anos atrás para o livro de papel gigante oficial do Volt 2012 nunca chegou.

mas li algumas páginas em um servidor estrangeiro que desapareceu há muito tempo para responder a algumas das minhas perguntas.
--------------------
A maioria de nós tem tido muito cuidado para não postar páginas diretas dos manuais de serviço oficiais

#21 ·
verifique o manual de serviço em estados da bateria

LEITURA MUITO interessante

Por alguma razão estranha, meu pedido de anos atrás para o livro de papel gigante oficial do Volt 2012 nunca chegou.
mas li algumas páginas em um servidor estrangeiro que desapareceu há muito tempo para responder a algumas das minhas perguntas.
--------------------
A maioria de nós tem tido muito cuidado para não postar páginas diretas dos manuais de serviço oficiais
Precisamos de adaptadores para o Volt?

#26 · (Edited)
uma atualização,
uma das minhas células na minha bateria de 12v começou a vazar lol. o eletrólito estava todo contido na fita que eu enrolei ao redor da bateria. olhando para a célula, parece que a célula foi danificada no transporte e rachou na costura na parte inferior. a válvula de alta pressão não estourou. era uma célula que não estava voltada para o exterior no pacote e acredito que estava ligeiramente amassada quando a recebi. deveria ter prestado mais atenção a isso.
Ironicamente, eu dirigi por alguns meses com uma célula aparentemente vazando antes de notar que o balanceador ativo estava ligando. recebi um reembolso total (o que funcionou, já que as células caíram ainda mais de preço), recebi algumas novas que vou inspecionar melhor, pensando em embrulhá-las novamente para ter uma aparência melhor. poderia ter sido a onda de calor que tivemos aqui também, já que eu estaciono do lado de fora para carregar.
Eu acho que se fosse devido à sobrecarga, eu teria visto muito mais protuberâncias nas células, olhando para outros vídeos online. presumo que seja possível que a voltagem tenha sobrecarregado o pacote lifepo4. eu também tinha configurado o mppt solar para carregar a bateria de forma mais agressiva para teste e, aparentemente, esqueci de configurá-lo de volta para as configurações padrão lifepo4.
Provavelmente vale a pena praticar mais o balanceamento superior, pois o lifepo4 é tão difícil de balancear apenas com a voltagem, provavelmente farei o pacote de 12v e depois passarei uma semana ciclando-o com uma fonte de alimentação e algum tipo de carga como minhas geladeiras dc de 12v com as quais tenho brincado. modifiquei uma delas para rodar em 28v dc através de uma fonte de alimentação usb-c pd3.1 GaN lol. talvez isso seja para seu próprio tópico.

também adicionei um microinversor de estilo varanda solar de 150w (75w) à configuração e tenho alimentado minha casa com isso todos os dias. por enquanto, não está conectado à bateria de baixa tensão, pois coloquei o chumbo-ácido de volta até que as células de substituição cheguem. o microinversor antes de eu remover a bateria estava gotejando cerca de 1,8kwh de volta para minha casa todos os dias, agora é mais como 1kwh/dia quando o sol está brilhando apenas. funcionou melhor durante a noite.
Eu acho que é mais seguro rodar th

algo fala sobre a segurança do lifepo4 vs ncm.
manterei todos vocês informados e atualizarei a postagem principal quando eu reconstruir a bateria de 12v. provavelmente vou adicionar um extensor de alcance 8kwh 24v 8s para que eu possa carregar em qualquer lugar. as células estão no barco lento da China. estou principalmente surpreso com o quão bem a política de devolução está funcionando no aliexpress agora.
Image

• Like
Reactions: Steverino
#27 · (Edited)
Isto é demais, você acha que há alguma forma de fazer isso funcionar sem os painéis solares? Por exemplo, posso usar o sistema de carregamento principal para carregar a LiFePO4 de 12v antes de dirigir? Isso aumentaria a quilometragem, impedindo que a bateria de tração a carregasse em movimento (até um certo limite)? Ou o aumento da autonomia é apenas para o dia, porque a energia solar compensa a descarga de 12v? O sistema sabe quando a bateria de 12v precisa ser carregada/parar de carregar? Você poderia detalhar mais sobre o balanceamento superior e o balanceador ativo indutivo?

#29 ·
isso é doentio, você acha que há alguma maneira de fazer isso funcionar sem os painéis solares? Tipo, posso usar o sistema de carregamento principal para carregar o LiFePO4 de 12v antes de dirigir? Isso aumentaria a quilometragem, impedindo que a bateria de tração o carregasse em movimento (até um certo limite)? Ou o aumento da autonomia é apenas para o dia, porque o sol compensa a descarga de 12v? O sistema sabe quando a bateria de 12v precisa ser carregada/parar de carregar? Você poderia entrar em mais detalhes sobre o balanceamento superior e o balanceador ativo indutivo?
sim, veja minha postagem mais recente abaixo. Acho que ir com uma versão barata de US$ 45 e 32ah e economizar os ~55lb de peso substituindo a bateria agm é o ponto ideal.

Eles fabricam painéis solares montáveis ​​em janelas, destinados a impedir que uma bateria de 12v fraca ou raramente usada morra. O problema com a maioria dos carros fabricados após o início de 2010 é que todos eles desativam suas tomadas de 12v assim que o carro é desligado (incluindo todos os modelos volt). A solução mais fácil é usar a porta OBD2, que permanece conectada ao sistema de 12v o tempo todo. Eles fabricam conectores obd2 para painéis solares ou adaptadores obd2 para plugues de cigarro. Eu pessoalmente iria por esse caminho se você quisesse a solução mais plug n play.
Eu furei um furo de ~6 mm no centro do fio negativo da bateria e usei as conexões positivas da caixa de fusíveis para conectar a bateria. Apenas esteja ciente de onde todos os fusíveis vão e não forneça o fio positivo de 12v na frente deles.

você pode ser capaz de se safar sem nenhum painel solar... isso economizaria as etapas de descobrir como conectar um controlador de carga mppt. Com lifepo4, eu só usaria um controlador mppt, pois eles têm melhor monitoramento de tensão do que os controladores de carga pwm baratos de US$ 2. Para ser sincero, não tenho certeza de como os painéis solares diretos para a porta cig/obd2 funcionam para evitar sobrecarga. Suspeito que eles apenas presumem que você está usando uma bateria de chumbo-ácido, que geralmente tolera alguma sobrecarga, então descobrir como conectar um controlador de carga é a parte mais difícil deste projeto.

digo que se você estiver em um clima quente o suficiente e não precisar descobrir o aquecedor/termostato de 12v, basta conectar uma bateria lifepo4 32ah diy com um balanceador indutivo e tentar. Você só gastaria ~50 dólares se não funcionar. Existe uma empresa que fabrica um produto chamado "bateria anti-gravidade", que é essencialmente uma versão mais polida, mas de US$ 500, do mesmo projeto, voltada para os modificadores de carros voltados para o desempenho. Também vi vídeos da Austrália onde eles simplesmente substituem as baterias de chumbo-ácido de 12v por lifepo4s, provavelmente por causa do clima lá e por não ficar realmente abaixo de zero.

#28 ·
Outra atualização.
Recebi um reembolso total da minha célula lifepo4 280ah com vazamento da China. Não é a resposta que eu esperava. Engraçado porque o preço caiu tanto desde que fiz este projeto, eles estão em torno de 45 $ / célula agora, em vez dos 70 $ / célula que me foram reembolsados. Sim, as baterias lifepo4 a granel são 45 $ / kwh até que as tarifas de Biden entrem em vigor. Acho que eles estão tentando "bater a data" para emprestar um termo do fabricante do Mac-11.

Eu dirigi com a bateria agm antiga por um tempo, mas ela estava começando a ter problemas de queda de tensão devido à idade, custando-me um pouco de alcance. Desde então, eu a removi e a substituí por uma pequena bateria lifepo4 de 8 lb 32ah que construí de maneira muito semelhante ao pacote original e a coloquei dentro de uma lata de munição de metal de 30 cal para prevenção de incêndios.
abaixo está uma captura de tela da listagem de onde eu os obtive. Meio caro imo, ~ 45 $ enviados com cupons / moedas / descontos
Image

e algumas fotos do pacote 4s que construí com dimensões abaixo

Image
Image
Image

Este pacote leve de 32ah é conectado da mesma forma que antes ao meu controlador de carga solar mppt, mas com configurações de estado de carga mais rigorosas. Notei que o solar carregará as células e continuará a fazê-lo assim que o carro estiver estacionado por cerca de 30 minutos e, em seguida, parará. É improvável que eles obtenham tanta profundidade de descarga / adição de alcance quanto o pacote anterior de 280ah, mas o objetivo aqui era realmente economizar peso quando eu não preciso do alcance extra.
Este novo pacote de 32ah pesa cerca de 8 libras com a lata de munição de metal. Acredito que a bateria AGM antiga pesava cerca de 60 libras, então provavelmente benefícios de alcance semelhantes em comparação com o grande pacote de 280ah ao considerar coisas como menor resistência interna. Essa economia de peso é semelhante ao que os modificadores de carros esperam obter de escapamentos de titânio de desempenho, então parece valioso.

Ainda estou usando as células 280ah, mas atualmente estou construindo pacotes de bateria lifepo4 8s 24v 8kwh removíveis dentro de latas de munição de 20 mm de excedente dos EUA para proteção contra incêndio. É uma loucura como 8 deles cabem perfeitamente dentro se você pegar os mais antigos sem pinos soldados a laser, quase como se a lata de munição de 20 mm fosse feita para isso. Eu me lembro que as latas de munição de 20 mm custam cerca de 30 $ cada se você comprar mais de 2 no eBay. Ainda não estou usando nenhum BMS, apenas seguindo a mesma configuração de construção para a versão de 12v e executando 2 em série. O peso desses pacotes de ~ 8kwh é de quase 100 lb cada, então eles são o máximo que acho que poderia levantar razoavelmente com as alças de elevação das latas de 20 mm, a ideia é que eles sejam modulares para que eu possa adicionar ou remover os extensores de alcance conforme necessário e não jogar o jogo de troca de peso e alcance.

O plano é fazer com que essas latas de extensão de alcance funcionem em um inversor fora da rede de 220v monofásico de 3,3kw eu spec 24v. Eles custam cerca de 150 $ e devem ser capazes de carregar o volt bem. A entrada CA do inversor será um plugue de e-bike j1772 do qual eu corto a extremidade, o que deve me permitir carregar os extensores de alcance do meu plugue j1772 doméstico ou, idealmente, dos carregadores gratuitos em todos os hospitais para os quais eu me desloco.

A bateria de 32ah está em vigor há cerca de um mês sem problemas.

#31 ·
Usei uma configuração simples de células Na-Ion 4x4. Elas têm 10Ah cada e são ainda mais baratas do que LFP. Além disso, podem ser carregadas a <0C (32F) e podem ser ressuscitadas após um evento de descarga profunda. Nominalmente 4 x 3,1 V = 12,4 V é muito semelhante a Chumbo-Ácido 6 x 2,0 V, enquanto não serão sobrecarregadas por Volt, pois a tensão máxima da célula é superior a 4 V. Vou observar como elas se comportam.

Attachments

#32 ·
Eu usei uma configuração simples de células Na-Ion 4x4. Elas têm 10Ah cada e são ainda mais baratas do que LFP. Além disso, podem ser carregadas a <0C (32F) e podem ser ressuscitadas após um evento de descarga profunda. Nominal 4 x 3,1 V = 12,4 V é muito semelhante a Chumbo-Ácido 6 x 2,0 V, enquanto elas não serão sobrecarregadas por Volt, pois a tensão máxima da célula é superior a 4 V. Vou observar como elas se comportam.
caramba, muito impressionante. Tenho observado as baterias de sódio há algum tempo, desde que vi sua curva de tensão:estado de carga. Aposto que fica muito mais frio em ru, onde você está.
Eu não queria ser o beta tester de baterias de íons de sódio. Você está fazendo o trabalho de Deus, eu acredito que elas são o futuro das baterias automotivas de baixa tensão.

parece que você não usou nenhum BMS. Estou muito interessado em como elas vão se estabilizar.

A última vez que olhei, alguns meses atrás, as baterias de íons de sódio eram bastante caras e não tinham uma capacidade de watt-hora muito competitiva... pelo menos quando enviadas para os EUA.

Acredito que com esta mais recente venda de ano novo chinês de 11.11, consegui o preço mais baixo de células lifepo4 que jamais haverá (já que as tarifas de Biden começarão no próximo ano e a presidência de Trump).
Image

Comprei um monte para fazer estações de energia portáteis de ~500wh como presentes...

#35 ·
Estou a pensar em fazer algo semelhante, mas por enquanto no vidro traseiro. (Eu sei que o revestimento e as temperaturas reduzirão a eficiência, mas não quero modificar muito o meu carro... ainda). Instalei um Victron MPPT com BT há quase um ano para iniciar o projeto. Estou curioso para saber se você, ou alguém, pensou em desconectar o conversor DC-DC. Vi em algum lugar que ele é usado para alimentar o aquecedor ou outras cargas. Tenho certeza de que é insignificante, mas estava curioso antes de desconectar e fazer um test drive (enquanto monitorava a descarga da bateria através do Victron). Onde eu moro, preciso de 3-6 milhas extras por trecho antes de carregar L2 no trabalho e depois L1 em casa.

#38 ·
Estou a pensar em fazer algo semelhante, mas na janela traseira por enquanto. (Eu sei que o revestimento e as temperaturas reduzirão a eficiência, mas não quero modificar muito o meu carro... ainda). Instalei um Victron MPPT com BT há quase um ano para iniciar o projeto. Estou curioso para saber se você, ou alguém, pensou em desconectar o conversor DC-DC. Vi em algum lugar que ele é usado para alimentar o aquecedor ou outras cargas. Tenho certeza de que é insignificante, mas fiquei curioso antes de desconectar e fazer um test drive (enquanto monitorava a descarga da bateria através do Victron). Onde eu moro, preciso de 3-6 milhas extras no caminho antes de carregar L2 no trabalho, depois L1 em casa.
na minha experiência, um painel solar de 100w dará cerca de 50-80 watts para a maioria das latitudes dos EUA com orientação perfeita.
Vidro transparente dará uma redução de cerca de 60% na saída do painel solar. Faz sentido porque a maioria dos comprimentos de onda que o sol usa estão na faixa do infravermelho e o vidro da janela parece um espelho em uma câmera infravermelha.
A orientação plana/deitada no chão dará uma queda de cerca de 50% na potência.
Espero que a película de fábrica da janela traseira + vidro + ângulo de incidência dê uma redução de cerca de 80-90% na energia solar coletada durante um dia em comparação com um sistema de rastreamento solar, ou cerca de 60-70% a menos do que uma montagem estacionária de ~45 graus.
Se você não tiver muita película nas janelas traseiras dos passageiros, eu experimentaria montar um painel solar lá antes da porta traseira e ver se os números são maiores.
Eu acho que, no melhor dos casos, se você quebrasse a janela traseira e montasse painéis solares de alta eficiência e estacionasse em uma colina, você atingiria o máximo de cerca de 200w coletados por ~5-8 horas de sol por dia, assumindo uma boa orientação.
Supondo que você não seja louco o suficiente para fazer isso lol, cobrir um quarto da porta traseira com painéis solares provavelmente só lhe daria 5-10 watts por 5-8 horas por dia. Faz mais sentido atualizar para faróis de LED de 4$ para alcance.

Eu não desconectaria o conversor DC-DC. O carro provavelmente ficaria muito chateado. Tente pesquisar APM com falha (módulo de energia auxiliar, o que a GM chama de conversor dc-dc) para ver os sintomas relatados e se vale a pena mexer com isso.

Eu gosto da ideia de usar a química LTO 6s e ter um carregador mppt definido para cerca de 15,5-16v para enganar o APM para não fazer muito. Eu acredito que qualquer coisa acima de 16v no lado de baixa tensão pode lançar um código ou assustar o APM para entrar no modo de economia de bateria ou algo assim. Eu não sei.

#39 ·
Posso usar isso como uma substituição AGM direta, já que possui um BMS embutido? ECO-WORTHY 12V 20AH Portable LiFePO4 Battery w/ DC Output $49.40 + Free Shipping

Ou preciso de um interruptor em linha para desconectá-lo após o carro dar a partida?
um BMS causará problemas com qualquer substituição direta de bateria de baixa tensão. Eu acho que às vezes eles se safam na Austrália porque nunca faz frio lá e o carregamento em baixa temperatura não é uma preocupação, mas há problemas com o BMS entrando no modo de bloqueio se ele detectar uma corrente de carga/descarga muito alta do APM.
Existem baterias LFP diretas feitas para economia de desempenho/peso por marcas como Antigravity e Omega Battery. Todas custam cerca de US$ 500+ e, até agora, ninguém postou nenhuma desmontagem online para mostrar como eles estão contornando os problemas de corrente BMS e carregamento em clima frio.

Você teria que comprar essa bateria, cortá-la, arrancar o BMS e, em seguida, soldar um módulo de balanceamento ativo para evitar problemas de BMS. Nesse ponto, é mais fácil começar do zero.

As baterias LTO em uma configuração 6s funcionam bem em climas frios e têm uma taxa C relativamente alta que pode suportar a potência total do APM volts. Se eu fosse construir uma dessas baterias de lítio diretas, eu usaria LTO e um balanceador ativo 6s.
Sem um teto solar e um MPPT programável para carregar até cerca de 16 V, no entanto, você está abrindo mão de cerca de 15-20% da capacidade para a faixa de tensão LTO 6s, dada a faixa de baixa tensão de operação dos volts.
As baterias LTO custam cerca de 5 a 10 vezes mais do que as LFP... bem, é difícil dizer com todas as questões de tarifas comerciais acontecendo, mas foi onde elas estavam há um mês.

#40 ·
Eu pensei em algo... se eu comprar um desses desconectores de bateria sem fio... eu posso habilitar a bateria para ligar, então desconectar após ligar... eu só terei que ligá-lo toda vez que eu quiser usar o toque de desbloqueio/bloqueio.
isso faria com que o carro entrasse no modo de economia de bateria. Você pode ter problemas.
Leia sobre como o Volt gerencia o sistema de carregamento de baixa voltagem. Não consigo encontrar o artigo sobre o Volt agora, mas tenho um para o Chevy Bolt que é bem parecido.
Image